E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

17 de fevereiro de 2012

Diário de Minas Gerais: Cooparaíso e muitas aves!

18/01/2012


Fomos até o núcleo de Itamogi da Cooparaíso, uma cooperativa que atua no sudoeste mineiro e trabalha com café, desde fertilizantes e equipamentos para a plantação até pesticidas e análise dos grãos. Seu produto final é o pó de café propriamente dito, que é exportado para diversos países, destaque para a França.
A chuva nos deixou presos dentro da cooperativa, e acabou com as nossas pretensões de nos aventurarmos pela estrada de terra, então após degustar daquele delicioso café, voltamos para a casa.


19/01/2012
Enquanto a gata rosinha tomava sol no quintal, o meu dia começou com uma colheita de jabuticabas no quintal de casa. Melhor que colhê-las é comê-las depois!




Torcendo para que a chuva não nos desanimasse novamente, partimos para uma fazenda local, para conhecer o processo de aplicação de pesticidas em uma plantação. Chegando lá, logo fiz amizade com um simpático cachorro.




Por ali encontramos muitas aves, começando pelas domésticas galinhas d'angola, também conhecidas como angolistas ou capotes.




Outro passarinho típico é o canário-da-terra, essa canora ave amarela que estava procurando por comida no terreiro úmido. 




Mas a ave que mais nos chamou atenção nesse dia foi uma que avistamos na beira de uma lagoa; Apesar de achar que se tratava de um frango-d'água, na verdade o que nós avistamos foi um jaçanã.


Essa ave vive em brejos, margens de rio e áreas alagadas, onde o encontramos. Para se locomover por entre as raízes aquáticas, possui pernas e pés compridos, dedos finos e longas unhas. Sua dieta inclui insetos aquáticos e pequenos invertebrados, além de grãos. 




E foi justamente enquanto observávamos o jaçanã e alguns quero-queros e curicacas, meu amigo Marcão (do blog Spirito Selvagem) percebeu que estávamos sobre um formigueiro! Tive mais sorte que ele, pois apesar de ter mais formigas em mim, consegui me livrar delas mais rápido para cumprir minha função de amigo (da onça) e filmá-lo ainda se dando mal! 
Confira no vídeo, que inicialmente mostra um joão-de-barro, também encontrado por ali no terreiro, com uma homenagem ao nosso querido Robert, 'o motorista', que não estava conosco nesse dia.



 E naquela tarde choveu muito, não pudemos acompanhar a aplicação do pesticida no cafezal, pois seria inútil fazê-la com aquelas condições climáticas. Voltamos para casa, e como se não bastasse as tantas aves que vimos naquele dia, flagrei mais uma, aproveitando as jabuticabas que não consegui colher: uma linda maritaca, ou periquitão-maracanã, parente dos papagaios, também comum no interior. 


E assim acabou esse dia tão proveitoso pelo Sul de Minas... No dia seguinte, fomos visitar uma fazenda, mas com uma certeza em mente: andar a cavalo!

Não perca, na próxima postagem do Diário de Minas Gerais, aqui no UrbAnimals!

Nenhum comentário:

Postar um comentário